quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O mundo dá voltas

O mundo da muitas voltas e nem sempre voltamos ao mesmo lugar. Coincidiu de meu destino voltar a me guiar pelas ruas de bloquetes de Itajubá. Esses bloquetes dão uma aparência de cidade de praia para as ruas dessa cidade localizada no Sul de Minas Gerais. Saudades do mar, do céu azul de nuvens doidas da minha cidade natal que fica a uma hora da praia!

Perguntando um trilhão de coisas sobre Eu! (lembrei-me de Pato Fu e a música Eu!) Problemas antigos vistos por outros ângulos e aspectos. Estive com um amigo conversando pela madrugada a fora sobre a Vida, as Pessoas, o Mundo e Outras Coisas que envolvem todo esse conjunto de características, cheiros, desafios, afagos e romances que nos cercam. Filosofar para não pirar. Nada contra você, meu bem, apenas quero sua sinceridade!

Divago pelos porquês buscando respostas para velhas perguntas do coração. Festas, amigos, diversões a semana toda não bastam. Precisamos de pessoas de verdade junto da gente. Uma amizade transformada em um reencontro frio, sem a graça e a alegria de antes, agora perdida para mim. As pessoas mudam e nem sempre mudam para algo bom no seu sentimento. Muito pode se perder nessa mudança. Estava lendo um livro da Reader's Digest agora e me deparei com a seguinte frase: "Se quiser conservar uma pessoa ao seu lado, tem de deixá-la livre." O contexto era um casal de estudiosos que a mulher passou algumas temporadas no continente antártico realizando pesquisas científicas. Achei a frase muito boa para mim também. Não adianta você forçar-se em agradar uma pessoa, elas gostam de você por aquilo que somos, não mais, não menos do que isso. Apenas isso! E Mário Quintana tem outro pensamento muito bom que complementa muito essa frase: "O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."

Deixe-se viver, quem sabe em qual dessas esquinas da vida você encontrará alguem com quem você queira passar até o último dia de vida na Terra?! Sentir no peito aquela falta de ar boa, se sentir feliz por estar com alguem que te corresponde, brilha ao te ver, te agrada e também gosta que você a agrade.

Muitas vezes damos muitas voltas, encontramos pessoas nessas andanças, caminhamos juntos por um tempo. Não pense que seu primeiro emprego é o melhor de todos, que aquela garota que você beijou pela primeira vez numa festa da faculdade é a pessoa da sua vida, viva a sua vida e saiba que você só tem aqueles 60 anos para viver aqui. Depois disso, apagam-se a luz do espetáculo, fecham-se as portas do teatro da vida e nos tornamos imortais! Imortais na memória daqueles que cativamos!

Um comentário:

Marcello Vinicius disse...

Grande Rui, falou tudo! Sucesso sempre!

Abraço