segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Rosas

Para não dizer que eu nunca escrevi sobre rosas, eu escrevi no final de junho esse texto para falar sobre rosas, suas cores e seus significados.

Rosas

Andava eu pela Rota 66 a caminho de Santa Fé para ver as ondas do outro lado das Américas. Querendo muito sol, praia, um sossego depois de muitas andanças, eu rumei para a praia. Peguei minha motocicleta, fiz os reparos que precisava de manhã bem cedo e só terminei com o chegar da noite. No dia seguinte, antes mesmo que o gigante amarelo estivesse surgido para iluminar mais uma vez as terras por onde eu deveria percorrer, eu já havia deixado para traz aquele lugar.

Quando estava chegando em Albuquerque não pude deixar de ver as rosas. Muitas delas, cada uma de um cor diferente. Parei na cidade para perguntar o porque daquelas cores todas, de onde vinha tanta graça. A moça, uma bela morena dos cabelos compridos e ondulados disse-me que as cores das rosas variavam e que cada cor representava um conjunto de sentimentos.

Rosas são plantas. Qualquer criança sabe disso. Vermelhas, brancas, amarelas, de várias cores, aromas e formas. Símbolo para o carinho de um homem para uma mulher e, hoje em dia, para os que não tem preconceitos, de mulheres para homens. Naquele dia me interesse por rosas pois

  • Rosas Amarelas: amor por alguém que está a morrer ou um amor platônico

  • Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz

  • Rosas Champanhe: admiração, simpatia

  • Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade

  • Rosas Coloridas, predominando as vermelhas: amor, paixão e felicidade

  • Rosas Cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas, como o gineceu está para a cultura ocidental)

  • Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração

  • Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade

  • Rosas Vermelhas com Brancas: harmonia, unidade

Andando mais para frente, parei numa livraria. Precisava de livros. O primeiro autor que vi na estante foi Guimarães Rosa. Alguem com nome de flor!? Fui descobrir que o escritor era bom, fiquei na livraria por muito tempo lendo a seu respeito e suas obras.

Descobri ali que rosas são sobrenomes de gente importante, são nomes próprios de muitas distintas senhoras que vivem ralhando com os moleques na rua, são aquelas graças pelas quais muitos homens já se apaixonaram.

Amandas, Fernandas, Marianas, Tatianas, Carolinas, Biancas, Rafaelas e muitas outras rosas desses jardins espalhados pela Rota 66 até a chegada ao mar.

Nenhum comentário: