terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tendências para 2010

Ou seria tendências em 2010? Não estou certo do termo! Certo mesmo é o fato de que irei voltar a nadar em 2010. Chega um ponto onde queremos ser sustentáveis com nós mesmos. Renovar nossas energias através de um esporte saudável e além do mais extravazar o stress do dia a dia.
Estive em Ubatuba nesse último domingo e dei umas braçadas para ver como eu estava! Já estive em melhor forma física mas isso não me preocupou tanto quanto meu joelho esquerdo! Para alguns movimentos, principalmente nadando peito, ele chegou a incomodar. Uma dor nos ligamentos da parte de trás do joelho, senti meus "nervos" serem repuxados nas pernadas!
Já estou medicado e um dos esportes aprovados pelo ortopedista foi natação! E nesse verão, para refrescar mais do que um copo de limonada gelada, uma piscina vem a calhar!

Sabe outra tendência para 2010? Sustentabilidade Mundial! E com Mundial eu quero dizer sustentabilidade social, cultural, ecológica e mental. Sustentabilidade em tudo aquilo utilizado pelo homem. Se antigamente ter um segundo idioma era o diferencial de um bom profissional, se hoje um bom diferencial é ter vivido por um tempo no exterior e ter realizado algum trabalho social e ser exposto a situações onde você precisou tomar atitudes de liderança, o profissional do amanhã terá o seu diferencial em suas ações de sustentabilidade.
O bom profissional será aquele que enxerga oportunidades de se empregar a sustentabilidade em processos existentes, desenvolve produtos ecologicamente corretos utilizando fontes renováveis de energia, pensando na logística reversa para a coleta das embalagens utilizadas por seus produtos, para citar alguns exemplos.

Em conjunto com esse pensamento temos a sustentabilidade financeira, maneiras de investir e poupar seus rendimentos, fazê-lo multiplicar-se. Aplicar a máxima do Capitalismo: fazer seu dinheiro trabalhar para você. Diz um professor meu: "Aquele que trabalha para ganhar dinheiro não tem tempo para usufruir dos benefícios do dinheiro!" Estabelecer metas nesse início de ano, revisar suas conquistas anteriores e tirar goodcases delas para poder fortalecer suas ações nesse novo ano são algumas das reflexões feitas por muitos profissionais de sucesso ou meros mortais que estão a caminho!

Hoje tudo exposto na internet através de sites de relacionamento como o Facebook, Orkut e MySpace se tornam nosso cartão pessoal. Seus tweets da mais nova e abrangente rede social do momento pode chegar a pessoas nunca antes imaginadas por você. A pergunta que me faço é "como posso tirar proveito disso?" Um empreendedor vê ai uma oportunidade. Muitos irão dizer ser você apenas mais um no meio da multidão. Pois então faça os que estão ao seu redor olharem para você! Atraia a multidão e seus olhares para você, para a sua marca! Faça propaganda do seu produto, seja ele um produto realmente ou seja a sua pessoa, profissional a procura de um emprego ou um consultor em início de carreira.

E acima de tudo, saiba fazer bom proveito das tendências, aplique seus conhecimentos, peça ajuda quando precisar, seja humilde em dizer que não sabe! Reconheça o bom trabalho de seus colegas, trate as pessoas com educação, agradeça olhando nos olhos da atendente da padaria que te serviu o seu café daquela segunda-feira chata! Dê bom dia as pessoas, afinal mesmo os amantes dão bom dia aos seus companheiros quando acordam!

Nenhum comentário: