quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pense bem antes de dizer "Não" no trabalho

As vezes nossos gestores pedem muitas coisas em um período de tempo muito curto! Pois bem, uma pessoa comum diria não a partir do momento que ela se vê sobrecarregada. Uma pessoa que quer crescer profissionalmente, mostrar-se capaz de realizar um bom trabalho e tem ambição em progredir na empresa argumenta sobre o excesso de trabalho ao invés de dizer "Não".
No começo, temos a sensação de não dar conta! Isso muda com o passar do tempo. Com o passar do tempo você aprende a gerenciar melhor seu tempo e a ser mais eficiente e assim conseguir absorver um volume maior de trabalho! Chamamos isso de experiência.
Se você se deparar com uma situação onde não tem mais capacidade de atender a um pedido do seu chefe, seja franco com ele. Explique que você já tem uma carga alta de trabalho e que só poderá atendê-lo dali tanto tempo. Conforme o caso, priorize suas atividades.

Muitas vezes recebemos aqueles abacaxis, não é!? Serviço que todos do departamento negaram resolver e sobrou para você! Pois bem, eis aqui uma receita de sucesso! Pegue o abacaxi, ponha na churrasquera para assar. Após assado, descasque-o e sirva-o cortado em rodelas com canela e leite condensado! Todos irão adorar!
Apesar da brincadeira, os abacaxis do serviço são aquilo que te dão maior visibilidade e maiores recompensas pois você foi a pessoa que resolveu aquele problema quem ninguém mais quis cuidar! Você tomou a frente e solucionou o problema do chefe, gerente, enfim, você trouxe a solução! Muitas vezes sua recompensa não vem naquele momento mas um dia, mais para a frente, quando estiverem discutindo sobre você, alguém irá lembrar do abacaxi que você resolveu e isso será de muita ajuda para você!

Não pense que todos os chefes são compreensívos! Muitos não ligam para o fato de você estar sobrecarregado ou se não pode resolver aquilo agora! Muitos deles são iguais a crianças carentes. Querem as coisas na hora e se não forem atendidos fazem birra, escalonam o problema (levam pros chefes do chefe). Se você trabalho em um lugar que as pessoas tem o mínimo de noção, não há porque se preocupar.

Nenhum comentário: