sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bilhete

Para aquelas que eu amo, já amei ou amarei.

BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
Mário Quintana

quinta-feira, 30 de julho de 2009

E de uma hora para outra eles se vão

Época final de faculdade tem disso. Os amigos que nos acompanharam por quase já completos cinco anos vão para outro lugar.
No último final de semana alguns novos amigos fizeram um brinde e segundo uma amiga, não lembrava porque estavam fazendo aquele brinde. Um brinde pode começar por causa de uma amizade. Dei pavão na foto do brinde dela e coloquei aqui nesse post.
Nessas três mãos estão simbolizados todos aqueles amigos que uma vez já andaram conosco por esse caminho todo tortuoso, árduo, recompensador, alegre que é o caminho da vida. Se nos seguiram por muito tempo ou por pouco, se passaram sem deixar muita presença, ou se marcaram fortemente nossas efêmeras vidas, o importante é que são nossos amigos.
Mesmo aqueles que foram para longe e não puderam voltar, nunca para longe irão pois uma coisa não se pode tirar de uma pessoa, são seus sonhos. Sonhos de que dias melhores virão!
E que esses dias serão compartilhados com velhos e novos amigos, sejam eles de onde forem ou de onde vierem ou estiverem, porque se forem mesmo amigos, eles são para sempre.
O começo de um fim começa amanhã. Novos engenheiros. Amigos se graduando, os primeiros da nossa sala! Logo logo serei eu e mais uns outros tantos! E nós nos vamos, assim, de uma hora para outra.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Tratamentos

Como diz a frase no alto desse blog, "Faça o que pode, com o que tem, onde estiver.", as vezes as pessoas complicam as coisas simples, querendo fazer enfeites, colocar um desenho bacana. Eu tenho uma dica nessas horas: use a sua imaginação e as ferramentas que estiverem por perto! Se você tomou o trabalho de alguem, mande o que você precisa mandar e depois fale com o responsável que você já estava com a faca e o queijo na mão. Só se deu o trabalho de cortar o queijo e se servir!
(Ahahahahahaha metáfora muito loca, hein!?)
Acho que vocês já ouviram falar na teoria do feedback. Outra hora eu volto a falar dela com mais detalhes (estou pensando em um post específico sobre feedback). Hoje eu tive que dar um feedback negativo e logo em seguida recebi um.
Eu não me senti preparado para dar esse feedback negativo. Achei que estava mas na hora do vamos ver, eu vacilei no começo. Não é fácil fazer isso. É preciso tato, muita esperteza para não machucar a pessoa e não deixá-la desmotivada por causa do que se está falando. Falam que o mais simples é o sanduiche. Ponto positivo, ponto negativo e ponto positivo de novo, para fechar. É, vi que falar é fácil, fazer exige prática e isso a gente só aprende fazendo!
No feedback que eu recebi, percebi que a pessoa foi extremamente direto comigo. Estavamos conversando sobre estágio. No que eu falei de disponibilidade de tempo, ele viu que eu não me encaixava e tratou de terminar a conversa por ali mesmo. O cara não pensou em nada! Simplesmente agradeceu minha ligação e desligou. Uma pena! Uma das várias portas fechadas que se encontra na busca do estágio. Isso ajuda você a crescer e se lembrar de ser humilde. Ninguém é melhor que ninguem.
E como dizia minha falecida avó, plante bondade, não importa a quem e será muito feliz. Eu não discordo, e você?

domingo, 26 de julho de 2009

Poema do amigo aprendiz

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo de acertar nossas distâncias.

(Fernando Pessoa)

Em um final de semana no Vale

O que esperar de um final de semana? Marcar presença com velhos amigos, reencontrar a galera e também trocar uma ideia legal com a turma, reencontrar velhos amigos e conhecer gente nova.
Pois bem, eu fiz exatamente essa frase, só que ao contrário.
Eu conheci gente nova nesse final de semana. Uma turma lá de Lorena que no final das contas tinha um ponto em comum. Corrigindo, uma paulista em comum! hahahaha
E o paulista aqui, vendo o tempo feio do final de semana pensou: "será que vai dar praia?" Tempo feio todo mundo desanimando mas a paulista de lá, virou e falou: "quer saber, vamos sim! Quem quiser acompanha!" Menina brava essa dai! Depois descobri pela mãe dela que ela sempre foi determinada, desde pequena! Da hora conhecer gente assim!
Com mais de uma hora de atraso e trocas de mensagens do tipo: "Aonde você está!? E agora, você tá aonde!?", eu finalmente desembarquei em Lorena! Só atrasou todo mundo coisa de 1h30, de boa! Quase me trucidaram na rodoviária mas o importante é o churras! hahaha
E os paulista se conheceram, aqueles que não se conheciam antes. Eu fui conhecendo todo mundo! Tinha o rapaz engraçado que não parava de mexer no cachecol dele, a menina queitinha que falava pra chuchu, o rapaz de longe que contava as piadas e outro cara, que morava no caminho e que depois ficou conhecido como o cara do "veja bem, não é bem assim". Isso fechava um carro. Na rodoviária ficaram dois outros, que só foram chegar mais tarde que nós, mas no fim das contas, chegaram!
E a festa!? Teve boa! Momentos de DJs de vitrola de vinil, revezamento de corte de linguiça, empurra as paulistas na piscina, alguem deve pular na piscina, "faz o moonwalking ai", muita risada, papo legal e descontração! Pruma turma de paulistas, e agregados, que eu não conhecia, a galera é muito maneira!
E para dizer que é Brasil, ao chegar em casa, já no domingo, a viagem terminou em pizza! Corinthians perdendo o clássico paulista contra o Palmeiras e eu fui fazer pizza com minha mãe. Pelo menos o tempo passava, enquanto meu time perdia. Obina matou a gente! Mas tá bom que a pizza ficou boa!

sábado, 25 de julho de 2009

E quem não faz planos!?

Vive a vida a cada momento, viajando pelo Vale paulista a procura de aventura e diversão!

Aloha! Eu vou pro mar!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Retrospectiva das últimas três semanas: uma decisão e tanto

Esse texto foi escrito no dia 11 de julho e por causa da correria do meu dia a dia só foi publicado hoje.
Finalmente essa semana acabou! Fechou o ciclo das três semanas mais pesadas que eu já passei na universidade. Época das provas de segundo bimestre, exames e da apresentação do TD.
Foi puxado e cansativo! Agora, olhando com mais calma tudo aquilo que já passou posso dizer que estou mais forte! A próxima posso aguentar melhor!
Uma das situações que eu destaco dessas semanas foi a decisão de CEED para a AIESEC em Itajubá. Para os que não sabem o CEED é a vinda ou ida de um membro da AIESEC para outro escritório para participar de atividades ou ajudar o outro escritório. No caso, abrimos um CEED para um membro da AIESEC que tenha experiência na área de jornalismo/comunicação vir dar treinamentos para os membros de Comunicação da AIESEC em Itajubá.
Essa proposta estava sendo pensada desde fevereiro desse ano e foi planejada lá em fevereiro para acontecer nesse período de férias de julho.
Chegou o mês de abril e eu pediu ao Eduardo para cuidar da documentação, montar a proposta, estruturar a vinda desse CEEDer usando como base o material que eu já possuía e algumas outras ideias. Passamos um bom tempo estruturando a proposta pois foi a primeira vez que fizemos isso aqui em Itajubá! Tivemos problemas com finanças e isso foi um grande gargalo para soltarmos a proposta. Chegou sexta-feira, 3 de julho e a proposta estava pronta. O pequeno detalhe é que o CEED seria nesse final de semana, dias 11 e 12. O EB chamou minha atenção para o tempo curto de planejamento, talvez não tivéssemos postulantes e após o documento ficar pronto, mostrei ao Guilherme que me passou muitos feedbacks importantes!
Das 19h as 22h daquela sexta-feira eu me vi em uma situação extremamente arriscada. Tinha pouco tempo para planejar e alinhar as espectativas com o CEEDer, uma semana, estava em período de provas da universidade e iria apresentar o meu TD para a banca na próxima terça-feira, meus membros haviam se preparado para receber o treinamento nos dias 11 e 12, havíamos combinado isso, o Eduardo teve um grande trabalho em estruturar a proposta de CEED no período de provas e iríamos entrar no período pré planejamento estratégico. Uma sugestão foi adiar o CEED para o início de agosto. Inviável devido a outros fatores como férias, eventos nacionais da AIESEC e se eu fizesse isso eu iria "jogar fora" o trabalho todo que o Eduardo teve em preparar a proposta de CEED em período de provas, numa correria danada, além do comprometimento dos membros em reservar aquele final de semana para o CEED!
Tinha uma decisão a tomar, ponderar os prós e contras, sob pressão e tratando com esforços que não eram só meus mas de toda a nossa equipe! Enviei a postulação ao grupo nacional de Marketing naquela noite. Não sabia se teria uma resposta ou se não daria em nada. As cartas estavam na mesa!
No sábado quando acessei meu e-mail, logo pela manhã, já havia respostas de duas pessoas interessadas na proposta do CEED! E ao longo do final de semana outras propostas chegaram!

domingo, 5 de julho de 2009

Sobre a vida, diversão, dedicação e provações

As últimas semanas foram extremamente puxadas e eu não tive tempo para escrever aqui. Vou então fazer um post rápido e depois de terça-feira eu volto a escrever!

Acabando esse post vou preparar a apresentação do TD. Serão os dez minutos que decidirão e muito a minha vida. Apresentaremos o trabalho de quase quatro meses de pesquisas e trabalhos, além dos anos já dedicados a graduação!

Fora isso, estou negociando um curso para os membros da área de Comunicação para acontecer no próximo final de semana. Foi uma experiência muito boa essa tomada de decisão! Mais um post futuro! hehehehe

E ainda tem exame de DSP na terça-feira pela manhã. 58 pontos! Numa matéria que eu não domino, professor não solta listas de exercícios, material de estudos é apenas um livro sem exercícios e as teorias passadas em sala de aula! E por causa disso me sinto mais engenheiro! Aprendendo a usar os zilhões de recursos da HP! hahaha

E para fechar com chave de ouro, após essas atividades todas, vou ser responsável por um working group a respeito de divulgação para a AIESEC em Itajubá! Mais pesquisas, preparar material e depois tomar decisões!

Estou me sentido um pouco de SUPER homem! Uau!