domingo, 18 de julho de 2010

O kit básico do bom vendedor

O que uma pessoa precisa ser, ter e fazer para começar a trabalhar com venda direta.

  1. Ser sociável.
  2. Filiar-se a uma empresa conhecida.
  3. Gostar de ouvir os outros.
  4. Aceitar a rejeição.
  5. Ter iniciativa.
  6. Ser persistente.
  7. Ser bom planejador.
Essas são algumas ficas que eu tirei da matéria "O exército das vendas" da revista Veja que irá as bancas nessa semana.

E além de vendedor por si só, as pessoas podem tirar dessas dicas de venda, lições para sua carreira, auto-promoção e também crescimento pessoal. Uma coisa está relacionada com a outra e assim o círculo se fecha: ser uma pessoa boa de papo, confiável, aplicada, gostar de ouvir os outros e ter iniciativa são qualidades bem vistas tanto na vida pessoal quanto na profissional. (Hitch!? huahuahauhauahua)
Além de pensar nos produtos com o qual você trabalha - cosméticos, livros, serviços de informática, imóveis, carros, seguros, seja lá ele qual for - uma reflexão boa relacionada aos vendedores e você é como eu estou vendendo a minha imagem?

Gasto algumas horas na minha semana pensando um pouco em mim mesmo, no meu comportamento, estilo de vida e vejo o que está legal e o que não está valendo a pena. Nem sempre tenho as respostas que quero! Mas ajuda a melhorar um pouco e ver o que preciso mudar.

sábado, 17 de julho de 2010

A última matrícula da universidade - tá acabando.

Sábado, um dia de descanso, de lazer com a família... bom, isso é para os que não precisam fazer matrícula na EFEI.
Como diz o ditado popular, em casa de ferreiro, o espeto é de pau! Com 3 cursos de informática, não temos um portal de matrícula que deve funcionar corretamente nos dias da matrícula.

Mas eles tiveram uma boa ideia. Criaram uma coluna com alguns textos de grandes escritores brasileiros para os alunos passarem seu tempo enquanto aguardam o funcionamento correto do portal.
Gostaria de destacar aqui um texto que encontrei nessa coluna. Texto esse de autoria de Luis Fernando Veríssimo.

Já que essa será minha última matrícula, vamos aproveitar esse meio tempo, não é¡?

Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...
Você está convidado para o velório na quadra de esportes

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa.
Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros.
Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas.
Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?
No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo...
Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO!
Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida.
Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida.
Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.
"SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA.

SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos.
A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".

Do portal da UNIFEI: http://www.portalacademico.unifei.edu.br/index.php?link=mensagens&cod_mensagem=16

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O meu erro

Para mim não tem coisa pior do que fazer um serviço errado!

E mais agravante ainda é quando o seu trabalho serve de informação de entrada para outras pessoas. Assim, quando você erra, o erro é replicado e quem paga o pato não é só você mas também a sua equipe.

Quando eu me encontro em uma situação como essa, assumo meu erro, refaço meu serviço e me preparo para arcar com as conseqüências. O ser humano é passível de falhas. Se seu chefe não consegue entender isso após o calor do momento, aconselho você a procurar outro chefe! - se ele mesmo não te disse isso!!

Existem certos erros que não podem ser corrigidos. Outros, apesar das caras feias, de você ficar mal na fita por um tempo, são corrigidos e a vida segue novamente ao seu rumo normal.

A lição aqui é ter muita atenção no que se faz e também confiar nos seus instintos. Haverão situações complicadas, erros acontecerão e você se sentirá mal por isso. Saiba superá-los e ajudar a corrigi-los. Mostre sua preocupação, tente ajudar a resolver se for possível, reconheça que você erro, seja sincero consigo mesmo!

E agora, dando o título a esse post me remeto aos tempos do show do Paralamas do Sucesso em Itajubá no ano passado quando eles cantaram a música "Meu erro".