Dia de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo. Saí de casa no horário normal para pegar o fretado da cia. Mas eu havia esquecido do fato de muitos funcionários irem de carro hoje para sair mais cedo por causa do jogo e com isso, ao sair de casa vi o fretado, longe, quase no final da rua já, seguindo seu caminho. É, ele passou um pouco mais cedo hoje.
Ainda bem que havia um plano B: pegar carona com meu pai. Saímos de casa umas 7h rumo a São José dos Campos. Ao nos dirigirmos à entrada da Rod. Dutra mais próxima da nossa casa o trânsito já estava intenso! Vários carros nas ruas, levando muitas vezes apenas o motorista!
Entrando na Rod. Dutra já percebemos que a viagem seria complicada devido ao grande movimento e número de veículos! Alguns trechos nos obrigavam a andar a menos de 90 km/h porque algum caminhão estava realizando uma ultrapassagem!
E lá íamos nós, enfileirados, esperando os carros da frente abrirem passagem. E tinha também os espertalhões: motoristas sem paciência que davam farol alto querendo passar ou então os mais enfezadinhos ainda que faziam ultrapassagens pela pista da direita e entrevam no meio dos carros quando achavam uma brecha!
Esse tipo de comportamento dos espertalhões é para mim uma puta falta de sacanagem! O cara sai de casa no horário de pico e ainda quer andar a mais de 110 km/h (o limite da rodovia)! E são em grande parte esses manés que iniciam manobras - sim, manobras pois os caras se acham os pilotos de carro! - e causam acidentes, freiadas bruscas ou estressam os demais motoristas! Já que o trânsito está intenso, vamos colaborar e seguir com calma! Assim todos poderemos chegar sãos e salvos aos nossos destinos!
Hoje eu estava lendo o post do Dinheirama sobre o trânsito atual (Infraestrutura pode minar o crescimento do Brasil) e comecei a refletir se eu realmente desejo ter um carro! Só se for para evitar esses horários de pico! Mas ai eu penso, e se o país fosse melhor organizado, tivéssemos linhas ferroviárias ligando cidades importantes, o transporte público fosse melhorado, o transporte de mercadorias fosse feito através de trens, será que se isso acontecesse eu não poderia sair de casa no horário normal e não ter que me preocupar com o trânsito, com o movimento todo, as dores de cabeça.. Será que não teríamos uma vida melhor!?
Com as eleições para presidente, governadores, senadores e deputados chegando, com a Copa de 2014 a ser sediada por nós, será que teremos melhorias quando o assunto é o sistema de transporte brasileiro?!
Eu quero estar lá para ver essa mudança acontecer!